Pages

sábado, 27 de agosto de 2011

A Adagro fiscaliza resíduos de agrotóxicos no Vale do São Francisco

Agricultura
26/08/2011 14h42                                                                          

Fiscalização vai identificar
resíduos de agrotóxicos 
em cultivos do Vale

















Começou essa semana o trabalho de monitoramento de resíduo de agrotóxico em cultivos do Vale do São Francisco. A fiscalização feita por técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) é resultado de um convênio entre o órgão e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) que prevê a coleta mensal de 20 amostras de cultivos de pequenos produtores.
As amostras serão encaminhadas para o laboratório do Itep, no Recife, capaz de identificar princípios ativos de diversas substâncias utilizadas durante o cultivo para acelerar o processo de maturação das frutas e hortaliças. O prazo para divulgação do resultado é de cinco dias.
O foco da ação será os cultivos mais tradicionais na região como manga, uva, acerola, goiaba, banana, mamão, melão, melancia. Os exames no laboratório do Itep são capazes de identificar desde a presença de resíduos acima do índice permitido até o uso de produtos sem registros.
O programa será realizado até dezembro. A coordenadora da área vegetal do escritório da Adagro em Petrolina, Dilene Borges, reforçou que o órgão realiza periodicamente um trabalho de orientação aos produtores. “Sempre que fazemos um trabalho de defesa fazemos diretamente no campo também o trabalho de orientação sobre devolução de embalagens e o comércio de Petrolina é visitado pela Adagro no mínimo três vezes por ano”, informou.
[T] Geovani Siqueira [F] Gabriel Oliveira

domingo, 21 de agosto de 2011

Kingdom Tower será edifício mais alto do mundo

Kingdom Tower será edifício mais alto do mundo


Arranha-céu na Arábia Saudita terá 1000 metros de altura, desbancando o Burj Khalifa, em Dubai

Kingdom Tower - Arabia Saudita - Edificio mais Alto do Mundo
A fachada do edifício será toda em vidro, com um
sistema para minimizar as cargas térmicas.

A cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, terá o prédio mais alto do mundo, com mais de 1.000 m de altura. A torre que será construída próxima ao mar vermelho será pelo menos 173 m mais alta que o Burj Khalifa, em Dubai, atualmente o edifício mais alto do mundo, com 828 m de altura.
A construção, estimada em US$ 1,2 bilhão, deve ser iniciada brevemente, segundo o escritório Adrian Smith + Gordon Gill Architecture, responsável pelo desenvolvimento do arranha-céu. De acordo com o escritório, os projetos de fundação já estão prontos e os de design e estrutural estão em fase de conclusão.
O edifício contará com um hotel, apartamentos residenciais e condomínios de luxo. Também terá o observatório mais alto do mundo, que será acessado por meio de elevadores que transitarão a uma velocidade média de 10 m/s nas duas direções.
Segundo o escritório, o formato do edifício foi inspirado em plantas do deserto, unidas na base, mas que se separam no topo. O projeto prevê o edifício com uma base em forma de tripé, que, de acordo com os arquitetos, é ideal para o edifício. As “asas” pontiagudas, que produzem um efeito aerodinâmico, fazem com que a ação do vento na estrutura se torne menor. A fachada do edifício será toda em vidro, com um sistema para minimizar as cargas térmicas. Além disso, os três lados da torre contarão com entradas que criarão sombra para vários andares.
O prédio tem uma aparência esguia e assimétrica e deve se tornar um símbolo de renovação para a região. O Kingdom Tower, como é chamado o edifício, terá 530 mil m² de área construída e será a primeira obra da Kingdom City, região que terá 5,3 milhões de metros quadrados de área construída. O novo bairro de Jeddah é idealizado pelo príncipe Alwaleed Bin Talal Bin Abdulaziz Alsaud, sobrinho do Rei da Arábia Saudita, Abdullah, e diretor da Kingdom Holding Company. A construtora Saudi Binladin Group (SBG) será responsável pela construção do edifício.
Edificios mais Altos do Mundo
A Kingdom Tower terá aproximadamente o dobro do
tamanho da Willis Tower, conhecida como o edifício
mais alto do mundo ocidental
Base do Kingdom Tower na Arabia Saudita - Edificio mais Alto do Mundo
O escritório de arquitetura Adrian Smith + Gordon Gill
divulgou na última segunda-feira (2 de agosto) o
design final da Kingdom Tower
Kingdom Tower na Arabia Saudita - Edificio mais Alto do Mundo
O projeto prevê o edifício com uma base em forma
de tripé, que, de acordo com os arquitetos, é ideal
para o edifício
Entrada do Kingdom Tower na Arabia Saudita - Edificio mais Alto do Mundo
A construção do edifício gigantesco faz parte do plano
de desenvolvimento da cidade de Jeddah, na Arábia
Saudita, que receberá do governo local cerca de
US$ 30 bilhões em novos investimentos
Observatório do Kingdon Tower - Arabia Saudita
Torre terá o observatório mais alto do mundo, que
será acessado por meio de elevadores que transitarão a
uma velocidade média de 10 m/s nas duas direções
Observatório mais Alto do Mundo - Kingdon Tower - Arabia Saudita
O deck de observação estará localizado no 157º andar
Vista do Kingdom Tower na Arabia Saudita - Edificio mais Alto do Mundo
Segundo o escritório, o formato do edifício foi
inspirado em plantas do deserto, unidas na base, mas
que se separam no topo. As "asas" pontiagudas,
que produzem um efeito aerodinâmico, fazem com
que a ação do vento na estrutura se torne menor

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

II EXPORAJADA

EXPORAJADA movimenta criadores de caprinos e ovinos


A comunidade de Rajada, localizada a 70 km de Petrolina, abrigou, desde sexta-feira (12), a II Feira de Caprinos e Ovinos, a Expo-Rajada. O evento, que aconteceu no intuito de fomentar o desenvolvimento da caprinovinocultura regional, é uma realização da Prefeitura Municipal de Petrolina através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e contou com a presença do prefeito Julio Lossio e do vice-prefeito, Domingos Sávio, que visitaram cada estande e conversaram com criadores.

Cerca de 80 criadores, de várias cidades da região, levaram mais de 800 animais para o pátio de eventos de Rajada. Na feira, houve espaço para a exposição e comercialização dos ovinos e caprinos, julgamento de raças, com a distribuição de 20 mil reais em prêmios, além de palestras e da feirinha da agricultura familiar, onde associações rurais do município vendem doces e artesanato produzidos nos assentamentos.


A Expo-Rajada apresenta outra vertente da economia petrolinense, que surge como alternativa para reduzir o êxodo nas áreas de sequeiro. “Hoje, Petrolina tem um grande potencial que é agricultura irrigada, mas a área de sequeiro também precisa de um suporte, para gerar renda e fixar o homem no campo. O prefeito Julio Lossio é muito taxativo quando diz que quer melhorar a vida das pessoas e essa é a finalidade do evento”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Nonato. A Feira promove um intercâmbio entre pequenos e grandes criadores e essa troca de experiências estimula o melhoramento do rebanho. O resultado é um animal com uma genética melhor, com menor custo, menor prazo maior peso na hora da venda.


“A comunidade de Rajada concentra a maioria dos produtores na área de caprinovinocultura e eles estão muito satisfeitos com o evento. Nós queremos estimular cada vez mais essa atividade, por isso, já estamos desenhando com o secretário Raimundo um programa de melhoramento genético, em parceria com a universidade, para que possamos fortalecer cada vez mais a caprinovinocultura e, com isso, temos certeza que logo, logo, além da uva, exportaremos também a carne do caprino e do ovino da nossa região”, destacou o prefeito Julio Lossio, ressaltando a importância do evento que integra um conjunto de ações do município, voltadas para a profissionalização dos pecuaristas.


Para o criador Marcos Luiz de Barros, que mantém um rebanho de 800 caprinos e ovinos na comunidade de Pau Ferro, em Petrolina, a Expo-Rajada serve como uma vitrine para os seus animais e dá oportunidade para que os pequenos produtores melhorem o seu rebanho. “Uma feira como essa traz incentivos em todos os sentidos. Os pequenos produtores aprendem com os maiores, além de expor os nossos animais, primeiro passo para comercializá-los. No final, todo mundo sai ganhando e a prefeitura está de parabéns por essa iniciativa”, enfatizou.


Texto: Eneida Trindade

Foto: Gilson Pereira

sábado, 6 de agosto de 2011

II EXPORAJADA 2011

VEM AI
A II EXPORAJADA


A comunidade de rajada, localizada a 72 km de petrolina - PE, prepara-se para receber a " II FEIRA DE CAPRINOS E OVINOS DE RAJADA - EXPORAJADA - 2011 ", nos dias 12,13 e 14 de agosto. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Petrolina por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, e tem como objetivo principal a comercialização de animais visando o melhoramento genético da caprinovinocultura do interior do município. O evento contará com a presença de funcionários fiscais da ADAGRO - Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco, que realizarão os serviços de fiscalização e inspeção dos animais na feira. O Prefeito Julio Lossio vem acompanhando e apoiando as feiras de animais no interior do município. "No último final de semana, aconteceu a feira de animais em Cruz de Salinas, e nos dias 06 e 07 de agosto acontecerá a exposição de animais em Caroá.

Como chegar até o local do evento.

Acesso principal à esquerda da BR - 407.

Acesso para o local do evento.

Acesso principal ao local da feira.

Local do evento.

Quadra poli-esportiva onde será realizada a II EXPORAJADA.