Pages

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

II EXPORAJADA

EXPORAJADA movimenta criadores de caprinos e ovinos


A comunidade de Rajada, localizada a 70 km de Petrolina, abrigou, desde sexta-feira (12), a II Feira de Caprinos e Ovinos, a Expo-Rajada. O evento, que aconteceu no intuito de fomentar o desenvolvimento da caprinovinocultura regional, é uma realização da Prefeitura Municipal de Petrolina através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e contou com a presença do prefeito Julio Lossio e do vice-prefeito, Domingos Sávio, que visitaram cada estande e conversaram com criadores.

Cerca de 80 criadores, de várias cidades da região, levaram mais de 800 animais para o pátio de eventos de Rajada. Na feira, houve espaço para a exposição e comercialização dos ovinos e caprinos, julgamento de raças, com a distribuição de 20 mil reais em prêmios, além de palestras e da feirinha da agricultura familiar, onde associações rurais do município vendem doces e artesanato produzidos nos assentamentos.


A Expo-Rajada apresenta outra vertente da economia petrolinense, que surge como alternativa para reduzir o êxodo nas áreas de sequeiro. “Hoje, Petrolina tem um grande potencial que é agricultura irrigada, mas a área de sequeiro também precisa de um suporte, para gerar renda e fixar o homem no campo. O prefeito Julio Lossio é muito taxativo quando diz que quer melhorar a vida das pessoas e essa é a finalidade do evento”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Nonato. A Feira promove um intercâmbio entre pequenos e grandes criadores e essa troca de experiências estimula o melhoramento do rebanho. O resultado é um animal com uma genética melhor, com menor custo, menor prazo maior peso na hora da venda.


“A comunidade de Rajada concentra a maioria dos produtores na área de caprinovinocultura e eles estão muito satisfeitos com o evento. Nós queremos estimular cada vez mais essa atividade, por isso, já estamos desenhando com o secretário Raimundo um programa de melhoramento genético, em parceria com a universidade, para que possamos fortalecer cada vez mais a caprinovinocultura e, com isso, temos certeza que logo, logo, além da uva, exportaremos também a carne do caprino e do ovino da nossa região”, destacou o prefeito Julio Lossio, ressaltando a importância do evento que integra um conjunto de ações do município, voltadas para a profissionalização dos pecuaristas.


Para o criador Marcos Luiz de Barros, que mantém um rebanho de 800 caprinos e ovinos na comunidade de Pau Ferro, em Petrolina, a Expo-Rajada serve como uma vitrine para os seus animais e dá oportunidade para que os pequenos produtores melhorem o seu rebanho. “Uma feira como essa traz incentivos em todos os sentidos. Os pequenos produtores aprendem com os maiores, além de expor os nossos animais, primeiro passo para comercializá-los. No final, todo mundo sai ganhando e a prefeitura está de parabéns por essa iniciativa”, enfatizou.


Texto: Eneida Trindade

Foto: Gilson Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário